FAQ

Posso participar de quantos desafios?

A empresa pode se inscrever para um desafio e a solução pode servir para mais de um desafio?

A empresa vai ter mais alguma apresentação ou chance da empresa de conversar com a Compesa?

Qual o nível de maturidade mínima que o programa espera?

Não limitamos no edital o número de inscrições que o participante pode realizar. Contudo, cada desafio requer uma inscrição.

Não, As propostas serão analisadas por comissões distintas, Cada desafio requer uma inscrição.

Não, em caso de dúvida, o proponente pode entrar em contato com o Porto Digital através dos canais de comunicação oficial.

Cada desafio tem um nível de maturidade diferente.

ICT pode participar do programa?

Como é a questão do investimento no Programa Águas Digitais?

Empresa maduras pode participar do Programa Águas Digitais?

Quantas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) a Compesa possui?

Pode sim, assim como startups, empresas e pessoa física ( na modalidade MEI)

O programa vai investir 450 mil na fase do MVP e R$ 640 mil na fase do Go-To-Market para todas as soluções, Na fase de MVP serão até 5 soluções desenvolvidas, sendo até R$ 90 mil para cada solução, Na fase de Go To Market serão até 3 soluções desenvolvidas, sendo até R$ 213 mil para cada solução.

Pode sim.

Aproximadamente, 240 Estações de Tratamento de Água (ETA’s).

Devido o número de soluções selecionados para a fase de Go-To-Market. Então, alguns desafios vão ficar de fora do Programa, isso significa que alguns desafios são mais importantes do que outros?

Vai ter alguém da Compesa para ficar tirando as dúvidas e nos dando informação para desenvolver alguma proposta de solução?

Antes do contrato que tipo de informação e dados a gente consegue para estruturação do protótipo?

Como está e como funciona a base de dados, o sistema de cadastro e o sistema de atualização atualmente?

Vai ter o 2º ciclo e os desafios não selecionados podem ser tratados na 2ª rodada.

O contato com os especialistas da Compesa vai acontecer durante as reuniões abertas, tipo Challenge Day, e durante as etapas de protótipo, MVP e Go-To-Market, enquanto isso, as dúvidas podem ser tiradas através do e-mail (aguasdigitais@portodigital.org ) e do whatsapp (+55 81 9 97343-7071) e as informações estão disponibilizadas no site (www.aguasdigitaiscompesa.com.br ), a solução aprovada para participar do Programa Águas Digitais terão acesso a consultoria costumizadas, envolvimento no ecossistema de inovação nacional e fácil acesso a equipe de inovação da Compesa, mentoria especializada e disponibilidade de equipe exclusiva da Compesa para fornecer informações necessárias e fazer conexões.

O banco é Oracle e trata-se de um banco de dados relacional, integrando dados do cliente e dados técnico do imóvel.

Atualmente temos o sistema GSAN que é o nossos sistema comercial, nele temos o módulo de cadastro.

O processo de atualização cadastral acontece de duas formas forma: 1. O cliente de forma espontânea se dirige a algum ponto de atendimento de realizado a atualização; 2. acontece através de um processo ativo da Compesa que vai de casa em casa, realizando o processo através de aplicativo próprio onde todos os dados do cliente e do imóvel são atualizados.

Como é feito esses testes que confirmam informações?

Como é feito atualmente a documentação e os procedimentos para a validação das características e informações?

Como é feito hoje o planejamento de atuação das equipes? Há um planejamento mensal, semanal, diário? Como é prevista a demanda de serviços executadas, existe algum tipo de previsão diário? Há alguma ferramenta de planejamento de serviços?

Quais indicadores são acompanhados para produtividades da equipe?

Dados do clientes são confirmados pela apresentação de documentação oficial que comprove as informações, também realizamos a confirmação de alguns dados pela receita federal. Temos também um processo de fiscalização de amostragem onde funcionários volta na casa do cliente para confirmar as informações trazidas pela empresa contrata.

Temos legislações, normativos e instruções de trabalho que regram as nossas atividades.

0.1- A contratada faz o planejamento das equipes de acordo com o residual dos serviços pendentes. Exemplo de programação de uma área.

0.2- Planejamento é diário

0.3- Através do historio das áreas, tem uma previsão das demandas, porém não é algo exato, pois as demandas são dinâmicas, devido a diversos fatores ( rodizio, variação de pressão, etc)

0.4- Excel – planilhas dinâmicas.

Tempo, quantidades de serviços executados ( controle realizado pelo sistema da contratada)

Qual é o empecilho técnico para o delay de 12 horas para chegada da informação dos trabalhos executados em campo. Como é feita a coleta da informação?

Quais tipos de serviços são realizados pelas equipes?

Quais indicadores de produtividade são utilizados atualmente?

Quais fatores impedem hoje uma maior eficiência dos colaboradores?

No momento não existe, sendo parametrizado.

Falta de um sistema que nos auxiliem na roteirização da programação dos serviços em campo, que faça os trabalhos de forma mais dinâmicas. Otimização dos roteiros.

Quais os principais problemas de qualidade hoje existentes?

 

Padronização na execução dos serviços:
Hoje existe um padrão de atividades definido para cada tipo de manutenção, porém as equipes não seguem este padrão ou não existe ainda um padrão de atividades definido para cada tipo de manutenção?

O que não está bom no planejamento atual?

No objetivo do desafio consta o seguinte item:
Automatizar os serviços sem a necessidade de constantes consultas a vários sistemas – o que é feito na atualidade.
O que se entende por automatizar os serviços neste contexto?

0.1 – Otimização das informações obtidas em campo. EX: devolução dos serviços para contratantes: qual o motivo? Como resolver? Quando será a próxima data da programação? Dos serviços devolvidos.

0.2 – Duplicidades dos Registros de Atendimentos (RA), superestimando a demanda.

O padrão existe e está no termo de referência do contrato de manutenção de rede

Programação mais autônoma, inteligente; falta de integração dos sistemas; cumprimento dos prazos; atendimento dos indicadores do contrato.

Seria a integração dos sistemas existente: exemplo – os serviços pendentes são baixados na planilha, e programado manualmente em outro sistema. Integra os sistemas de manobra, motivos da devolução, prazo do serviço, programação automatizada (das equipes de campo), status dos atendimentos, quadro resumo das pendências por cidades, bairros, ruas.

Quais são os dados de cadastros que devemos considerar para Higienização?
Atributos PF: Nome, Telefone, Endereço, Data de Nascimento e Nome da Mãe
Atributos PJ: Razão SociaL, Nome Fantasia, Data de Abertura, Endereço e Telefone.

Podemos considerar a distribuição da base de PF 95% e PJ 5% para a base legada dos 2,4mm de registros?

Qual é a volumetria mensal de novos entrantes que devemos considerar no processo do Onboarding? Cadastro de novos clientes.

Qual é o custo unitário de visita (In loco) da operação porta a porta?

O desafio proposto não é apenas para higienização, mas para o mercado propor uma processo inovador para realizar as atividades de atualização cadastral sendo assim temos objetivo de manter atualizado todos os dados do clientes tanto pessoa física como pessoa jurídica com as diversas informações, tanto as relacionadas ao cliente ( ex: dados pessoais, telefone, email, etc), aos imóveis (categorias (residenciais, comerciais, industriais) e as subcategorias (que são inúmeras) e quantidade de economias), quanto às ligações ( ex: ligado, suprimido, ligado a revelia, etc).

A distribuição está na proporção aproximadamente de 96%PF e 4%PJ.

Em média temos 2 mil novos clientes por mês.

Pergunta sem pertinência para atendimento do desafio.

O que leva/gera mais custo operacional à Compesa nesse fluxo?

Quais os motivos geradores de visita in loco?

O que precisa ser padronizado na atualização de dados cadastrais?

Quais os principais fatores que aumentam os custos operacionais?

Quais principais dores dos colaboradores, referente a segurança deles durante as visitas?

Fiscalização de ligações clandestinas – programada e não programada, medição, manutenção, desperdícios visíveis, interrompimento de abastecimento, etc.
Atualização dos dados do cliente, do imóvel e das ligações, além da posterior fiscalização que é realizada pela equipe Compesa, por amostragem, após a coleta de dados feita pelos cadastradores da empresa terceirizada.

A padronização se mostra necessário para que os dados sejam mantidos em nosso sistema comercial no mesmo padrão.

A visita in loco que precisa ser feita, em todo o estado, levando se em consideração a razoável expansão territorial de Pernambuco (cerca de 98.312 km²) e o nosso universo de clientes (cerca de 2,4 milhões de usuários), tais como: automóvel (manutenção/combustível), diária dos colaboradores (cadastrador/ fiscal), tempo “desperdiçado” em deslocamento, energia despendida para se organizar essa logística, dentre outras.

Quais principais dores dos colaboradores, referente a segurança deles durante as visitas?

Qual a periodicidade da atualização cadastral?

Quais os indicadores impactados pelo projeto na melhoria da ‘qualidade de dados do cliente’?

Quais conjuntos de dados estão disponíveis: consumo de clientes, dados da rede de abastecimento e esgoto(conexões), dados geográficos, dados cadastrais dos clientes?

Além do receio dos clientes desconfiarem de golpes, o que acontecesse com certa frequência, a necessidade dos cadastradores/ fiscais adentrarem em áreas de alta vulnerabilidade social, expondo ao extremo a integridade pessoal desses colaboradores.

O processo de atualização cadastral é constante, tanto pode ocorrer por uma equipe de cadastradores que vai realizar as vistas no imóvel, quanto através dos nossos pontos de atendimento, além de todas as outras “portas de entradas” da empresa, como Ouvidoria, Procon, Juizado de Pequenas Causas, 0800, Compesa Mobile, site, loja virtual, dentre outros.

Não existe nenhum indicador nesse momento, porém com dados consistentes (de qualidade), viabilizaria um melhor relacionamento com o cliente, minimizaria as cobranças indevidas, aumentaria faturamento e arrecadação, fortaleceria a imagem institucional da empresa, dentre outros ganhos.

Todos os dados dentro das regras e legislações vigentes.

Quais informações sobre os usuários da ponta, ou sobre regiões, ajudariam a prever demandas de visita a domicílio.

Quais são as informações que precisam ser atualizadas e qual a periodicidade?

Explicar porque essa atualização de cadastro é considerada estratégica?

Já foi feito algum estudo para entender a periodicidade ideal de atualização das atualizações?

Não compreendi o questionamento para atendimento do desafio.

São diversas informações, tanto as relacionadas ao cliente ( ex: dados pessoais, telefone, e-mail, etc), aos imóveis (categorias (residenciais, comerciais, industriais) e as subcategorias (que são inúmeras) e quantidade de economias), quanto às ligações ( ex: ligado, suprimido, ligado a revelia, etc).
*As telas estão disponíveis no site*
Quanto à periodicidade, deve ser constante: toda vez que o cliente entrar em contato com algumas das “portas de entrada da empresa”, deve se fazer a atualização cadastral do mesmo – prática bem utilizada no mercado atualmente.

O cadastro é a porta de entrada da empresa. Quando realizado de forma eficaz/eficiente, consegue se desenvolver todas as ações envolvendo usuário/empresa. Como exemplo citamos: criar e manter relacionamento com o cliente, evitar cobranças indevidas e, por conseguinte, ações judiciais, melhorar o processo de faturamento, arrecadação, reduzir a insatisfação do cliente, dentre outros.

Pergunta sem pertinência para atendimento do desafio.